quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aprendizagem Significativa= Wikipédia

Texto para ser lido e comentado como atividade extra classe.

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de  David Ausubel. Segundo Marco Antonio Moreira " a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. Ausubel define este conhecimento prévio como "conceito subsunçor". Os subsunçores são estruturas de conhecimento específicos que podem ser mais ou menos abrangentes de acordo com a freqüência com que ocorre aprendizagem significativa em conjunto com um dado subsunçor. 
Em resumo: A partir de um conceito geral (já incorporado pelo aluno) o conhecimento pode ser construído de modo a ligá-lo com novos conceitos facilitando a compreensão das novas informações o que dá significado real ao conhecimento adquirido.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fazer blog


No curso que estou frequentando no NTE estou aprendendo a fazer blog. É  realmente para mim uma descoberta maravilhosa. Era apenas uma usuária eventual do computador, mas agora pretendo utilizá-lo para minhas aprendizagens e no auxilio das aprendizagens dos alunos. É DE MAIS...   APRENDER ...  

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desafios do professor nas tics

 Na era da tecnologia a escola é utilizada como espaço de inclusão digital. O uso de computadores em práticas educativas vem desafiando professores e alunos no uso e manuseio deste recurso. O programa UM COMPUTADOR POR ALUNO na sala de aula não deve servir para suprir a demanda capitalista de uma sociedade consumidora de produtos, mas gerar possibilidades de questionar, produzir, decidir, transformar... para acontecer mudanças no professor e aluno que poderão transformar a sociedade.