Histórias em Quadrinhos

História em Quadrinhos é uma forma de arte que conjuga texto e imagem com o objetivo de marcar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São em geral publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. São conhecidas como Comics nos Estados Unidos, Mangás no Japão, Fumetti na Itália,  Bandes Dessinées na França,  Histórias aos Quadrinhos em Portugal.
A Arte de narrar por meio de seqüências de desenhos ou figuras, são bem antigas. Sua origem remota à Pré-História nas chamadas pinturas rupestres, desenhos que mostravam a vida cotidiana nas paredes  de grutas e cavernas. Papiros egípcios  relatando  feitos dos faraós, gravuras, tapeçarias e vitrais medievais contavam histórias cristãs como a Via Sacra, pinturas a óleo descrevem episódioas bélicos, entre outros tantos exemplos. As narrativas através de imagens surgiram em épocas e lugares variados se difundindo e se tornaram  um meio de comunicação de massa com a chegada da imprensa.
Atualmente as histórias em quadrinhos estão  presentes no mundo inteiro, divertindo  crianças, jovens e adultos e também é estudada nos curso de comunicação, se tornando um importante meio de comunicação pela imagem-texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário